Vida animal.

Os Animais.​

Nos meios rurais, os animais têm uma importância que influencia não só o estilo de vida dessas populações, como também, a sua identidade social e cultural. Além disso, podem contribuir para reforçar e incentivar as relações comunitárias.


Em Riba de Mouro, onde a agricultura e pecuária desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da população, os gados bovino e cavalar sempre tiveram uma presença importante, nos trabalhos agrícolas e outras atividades. Embora, com o passar do tempo e muito devido ao declínio das atividades agrárias e despovoamento do meio rural, se assista ao desaparecimento destes animais, o povo “Lá em Riba” (principalmente os mais idosos) mantém essa importância e utilidade.

Mas o mais comum é ver esses animais em modo semisselvagem, vagueando pelas estradas e caminhos, e explorando a montanha.

Cavalos.

O Garrano.

O “cavalo pequeno” bravo e selvagem das montanhas

As vacas.

A Cachena.

A vaca rústica da alta montanha

Rústica por natureza, maior do que qualquer outro bovino autóctone da península ibérica, a raça Cachena é aquela que, dado o seu porte e resistência às condições mais adversas, encontramos na alta montanha. Pastoreia livremente em grupo, normalmente em áreas amplas e comuns, e vive ao ar livre, em modo semisselvagem, durante praticamente todo o ano. Trata-se de uma raça que tem persistido ao longo dos tempos e é, atualmente, parte integrante do património genético do nosso país.

Outros

As Galinhas
As Ovelhas
Os Cães