Se é amante das bicicletas de montanha e procura uma aventura de BTT diferente, o destino perfeito é lá em Riba. Serena ou extrema, chegou a hora de aceitar o desafio do destino e se desafiar a si próprio. E aos outros! De imergir totalmente na natureza e viver, por entre montanhas, cardenhas, animais, pastagens, trilhos, caminhos, longas subidas e florestas, uma experiência única. De sentir, em cima da sua bicicleta, cada segundo da jornada.
Desfrute da sua calma ou loucura, do “devagar se vai ao longe” ou do prazer do esforço. Faça e viva aquilo que gosta de fazer. Quando regressar à terra, a história será de triunfo.
Aceite o convite. Aproveite o momento.
O Centro Cycling & Walking de Monção fica situado na freguesia de Riba de Mouro, no lugar de Santo António de Vale de Poldros. Trata-se de uma infraestrutura de apoio ao ciclismo e caminhadas de montanha, uma obra construída através da candidatura “Aldeias do Alto Minho – Cycling & Walking” Linha de Valorização Turística do Interior – POO1218”, promovida pela C.I.M. Alto Minho.
Este Centro Cycling & Walking é composto por um edifício com instalações sanitárias, zonas de vestuários e duches; estação de lavagem e reparação de bicicletas; ponto para lavagem e secagem de roupa; zonas para estacionamento de bicicletas; uma rede de trilhos sinalizados de acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo (Centros Cyclin’Portugal) e um percurso pedestre devidamente marcado conforme normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Além disso, serve de suporte para o percurso pedestre PR4 MNC Trilho de Santo António de Vale de Poldros (ligação para o PR4 MNC – Trilho de St. António de Val de Poldros) e para o CENTRO CYCLING PORTUGAL DE MONÇÃO. Aqui, situa-se o km zero de vários trilhos cicláveis.
Este centro é constituído por 7 percursos, que foram criados para abranger os 4 níveis de dificuldade. São 200 km de trilhos, que proporcionam momentos únicos, quer aos iniciantes na modalidade, quer aos mais experientes.
Desde a Ecopista do Rio Minho, um percurso junto às margens do rio, até aos caminhos rurais e single tracks que nos levam aos pontos mais altos do concelho, os percursos são muito diversificados. Nos percursos que partem da Santo António de Val de Poldros, podemos observar as brandas – povoados de montanha, que remontam aos tempos da transumância, onde os brandeiros levavam o gado, nos meses de verão, descendo depois das colheitas de setembro aos seus povoados de origem. À medida que vamos descendo a serra, o encontro com as margens do rio Minho torna-se inevitável.
Nos percursos que partem da Porta das Caldas, percorremos as margens do rio Minho, onde podemos observar as pesqueiras – estruturas de pedra construídas para a pesca da Lampreia e do Sável. Ao longo dos percursos, percorremos, também, várias plantações de vinho alvarinho.
Para os mais aventureiros, o percurso P13/P14 tem ligação com o CCP Melgaço e o P17 tem ligação com o CCP Paredes de Coura (em processo de homologação).
CENTRAL DE RESERVAS DO CENTRO DE CYCLING DE MONÇÃO
https://cmmoncao.simplybook.it/v2
CENTROS CYCLING PORTUGAL (FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO)
https://www.cyclinportugal.pt/pt/2-centros/147-moncao