Trilhos.

Trilho Santo António
de Vale de Poldros.

Trata-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topologia de vale e montanha, com uma distância aproximada de 10,5 km e uma duração média de 3h45. Apresenta um nível de dificuldade moderado, com cotas mínimas de 703 m e máximas de 1108 m de altitude.
O planalto de Santo António de Vale de Poldros é uma zona coberta de tojo, giesta, urzes e carquejas, entremeado de campos de feno (lameiros) e “cardenhas” (habitações típicas das brandas), outrora uma autêntica aldeia serrana, cheia de vida, agitação, festa e, sobretudo, trabalho com vivência mais centrada nos meses de verão (maio a setembro). Esta é a principal característica das “brandas”. Estes caminhos eram, também, percorridos pelos Carvoeiros que, antigamente, se dirigiam à montanha, uma vez que, apenas lá, encontravam as urzes que produziam carvão de qualidade superior.
As manadas de burras que ali vivem, livremente, confirmam o nome das terras: VAL-DE-POLDROS. Ainda hoje, as crias das éguas (entenda-se burras) são “poldros” ou “poldras” e não “potros”. Outro elemento de elevado interesse são os “quarteis”, local de abrigo dos romeiros que no dia de Santo António vêm para a bênção do gado.
PR4 MNC – Trilho de St. António de Val de Poldros 

Nome do Percurso
Trilho Santo António de Vale de Poldros

Localização
Riba de Mouro – Monção

Coordenadas GPS (início do trilho)
41.999063, -8.294911

Tipo
Pequena Rota

Âmbito do Percurso
Paisagístico-cultural

Grau de dificuldade
Moderado

Distância
10500 metros

Duração do percurso
03h45

Ponto de Partida
Centro de Walking & Cycling de Santo António de Vale de Poldros

Cota Mínima e Máxima Atingida
703/1108 metros

Entidade Promotora
Município de Monção

Como Chegar
Partindo da sede do Município, siga pela N101 em direção a Arcos de Valdevez, até chegar à rotunda do Centro de Saúde. Chegado aí, vire em direção a Melgaço, seguindo até ao cruzamento da Valinha (8,7 km). Logo de seguida (200 m), vire à esquerda, pela antiga estrada de Melgaço, até chegar ao cruzamento de Ceivães (700 m). Nesse local, vire à direita, pela estrada municipal que vai em direção a Riba de Mouro, passando nas freguesias de Segude, Podame e Tangil. Uma vez em a Riba de Mouro, deparar-se-á com uma bifurcação, onde deve virar à direita, no sentido de Santo António de Vale de Poldros. Após percorrer 13 km, encontrará a placa de início do trilho, já em plena branda de Santo António de Vale de Poldros.

Os percursos pedestres estão marcados nos dois sentidos, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. Apesar da sua identificação aconselhamos o acompanhamento de um guia, devido ao elevado valor da informação que proporciona e para garantia da segurança do caminheiro.