Património
Natural e
Paisagístico

A riqueza natural e paisagística de Riba de Mouro estende-se ao longo de todo o seu território. Paisagens de cortar a respiração e locais quase imaculados recriam autênticos cenários de filme. Aproveite a sua estadia para descobrir este património, envolvido ambiente natural de extrema serenidade, e sentir sensações de plenitude.

Rio Mouro

O Rio Mouro nasce em Lamas de Mouro, concelho de Melgaço, resultando da junção de três nascentes, todas nesta freguesia. Uma em Cabeça do Pito, outra na Portela do Lagarto e a terceira na Trincheira. Deste local, com uma altitude de cerca de 1200 metros, até à sua confluência com o Rio Minho, em Ponte do Mouro, lugar das freguesias de Barbeita e Ceivães, percorre 32,7 km, dos quais 16,4 km são em território monçanense.

Neste trajeto descendente, o Rio Mouro passa por 7 freguesias do nosso concelho (Riba de Mouro, Tangil, Merufe, Podame, Segude, Ceivães e Barbeita), propiciando um contacto interessante com um rico e vasto património arquitetónico (cardenhas, pontes, moinhos), pontuado por locais paradisíacos que apelam à reflexão e ao descanso.

Considerado um dos rios menos poluídos de Portugal, o Rio Mouro é sustentado por águas cristalinas, límpidas e refrescantes, que convidam não só a um mergulho, como também, são procuradas por amantes da prática de pesca desportiva, caminhadas aquáticas e desportos radicais.

A 1ª fase do projeto “Rio Mouro para Disfrutar”, que englobam a requalificação das margens do Rio Mouro até à freguesia de Riba de Mouro, já iniciou.